segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O Tubo

Alguém me explica o por quê das pessoas numa megalópole como São Paulo não saberem que numa escada rolante elas devem manter-se à direita??? Em qualquer metrô do mundo existem zilhões de avisos pedindo para que as pessoas dêem passagem àquelas que estão com pressa para que possam andar pela esquerda, enquanto os tranquilos ficam parados na direita. Normalmente, as únicas pessoas que desobedecem essa regra universal são os turistas incapacitados de raciocínio e observação. Mas aqui, a prática não é divulgada. Por quê? Por quê????

Hoje tive que pegar o metrô correndo e fazer duas baldeações. Na primeira estação, tive que subir uma escada-rolante e um casal de meia-idade estava todo apaixonado e abraçadinho, contando cada segundo como o último de seu amor. Cheguei até eles e pedi licença. Eles se afastaram um do outro, num movimento estúpido, já que o correto seria um ficar na frente ou atrás do outro. "Abriram alas ", ao invés, fazendo com que eu e a minha mochila nos espremêssemos no meio deles, como se uma escada-rolante tivesse largura suficiente para três pessoas, um labrador, sacolas de supermercado e um par de esquis. Ao passar por eles, ainda tive que ouvir um "Nossa, que pressa!". UGH!

Cena número dois: na segunda baldeação, tive que descer a escada-rolante. Na minha frente, outra menina fazia a mesma coisa. Quando pudemos avistar a plataforma do metrô, vimos que um trem estava parado, de portas abertas, pronto para sair em alguns segundos. Pedimos licença para as duas senhoras fofoqueiras na nossa frente, que nos ignoraram solenemente nas TRÊS vezes que falamos com elas. Desnecessário dizer que ficamos apenas observando o trem abandonar a plataforma, enquando descíamos a ritmo de tartaruga.

A turma nunca aprendeu a fazer fila indiana na escola, não?

Nenhum comentário: